As 20 melhores ferramentas gratuitas de SEO que sim ou sim você deveria conhecer

O SEO tornou-se essencial para que marcas, empresas e organizações se posicionem nas primeiras entradas dos motores de busca, e assim aumentem o tráfego para as suas páginas web. Aqui estão as 20 melhores ferramentas gratuitas de SEO que você pode usar para melhorar a visibilidade do seu site e atrair mais visitantes do que nunca, não perca!

20 ferramentas de SEO gratuitas que você não pode perder

1# Google Analytics

É a ferramenta indispensável que todo profissional de marketing e SEO deve conhecer. Com ele você pode realizar análises e ver o desempenho do seu site, obter informações sobre as conversões de visitas, bem como relatórios de análises técnicas (publicidade, redes sociais, conteúdo, etc…).

2# Console de pesquisa do Google

Uma das melhores extensões que o Google pode lhe oferecer. Permite remover URLs e backlinks negativos do seu site, entre outros. É perfeito se você não possui uma agencia para gerenciar link building. Além disso, oferece relatórios detalhados sobre análises de pesquisa, erros de rastreamento e pesquisas em seu site.

3# Planejador de palavras-chave do Google

É uma das ferramentas de SEO gratuitas mais práticas para encontrar palavras-chave. As palavras-chave são um elemento essencial do SEO. Eles nos ajudam a posicionar melhor nossa página da web, fazendo com que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa vejam o conteúdo de uma página como relevante e de interesse para os usuários. Com esta ferramenta, você não encontrará apenas sugestões de palavras-chave, mas também informações sobre a frequência com que as palavras-chave são pesquisadas e as mudanças ao longo do tempo.

4# Google Trends

Com o Google Trends poderemos detectar quais são as tendências de pesquisa a nível nacional e internacional. Esta ferramenta permite observar quais são as buscas mais ativas com base na área geográfica, nas listas de tendências ou nos vídeos mais vistos no YouTube.

5# Velocidade da página do Google

Um dos aspectos essenciais para melhorar a experiência do usuário é aumentar a velocidade de carregamento, o que também servirá para melhorar seu posicionamento na web ou SEO. Com esta ferramenta você pode analisar e otimizar a velocidade da página do seu site ou blog.

6# Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google

Os usuários estão cada vez mais acessando a Internet a partir de telefones celulares com mais frequência. Portanto, seus clientes também estarão navegando em seu site a partir deste dispositivo. Esta ferramenta do Google permite que você otimize seu site para que a experiência de seus usuários seja tão boa em qualquer dispositivo.

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7# Google Meu Negócio

Uma das ferramentas de SEO gratuitas mais úteis. Em seu perfil você pode adicionar todas as informações sobre sua empresa que podem ser atrativas para potenciais clientes. Além disso, por meio do Google Meu Negócio, você estreita a distância entre você e os usuários, criando o tipo de diálogo que chama a atenção dos algoritmos dos mecanismos de busca.

8# Gerador de links do Google Business Review

É importante que seus clientes possam encontrá-lo facilmente online. Também é relevante que, quando eles tiverem algo a dizer sobre sua experiência com sua empresa (principalmente se for algo positivo), eles tenham um lugar para fazê-lo. Com esta ferramenta você pode criar links personalizados para enviar aos seus clientes e escrever suas opiniões diretamente no seu perfil do Google.

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9# Semrush

Uma ferramenta de SEO modelo freemium muito completa. Alguns dos recursos gratuitos incluem pesquisa de palavras-chave ou análise de seus concorrentes. Se em algum momento você decidir investir mais em SEO, ele também tem uma opção de pagamento que pode fazer maravilhas. Até então, você também pode aproveitar o SEOquake, uma extensão do Chrome afiliada com muitos recursos.

10# Microsoft ISS SEO Toolkit

Esta extensão permite que você execute uma análise detalhada de sua página, gerencie arquivos robots.txt e gerencie índices e arquivos de mapa do site para controlar como os mecanismos de pesquisa interagem com o conteúdo de sua página.

11# Gerador de palavras-chave da Ahrefs

O gerador de palavras-chave do Ahrefs busca as 100 principais ideias de palavras-chave para qualquer palavra-chave ou frase semente de nosso banco de dados. Mostra o volume de pesquisa estimado para cada sugestão.

12# Ubersuggest

Uma ferramenta fantástica para encontrar palavras-chave, pois fornece o número de pesquisas por palavra e por região geográfica e mostra as páginas com melhor classificação para essas palavras-chave.

13# Atender o público

Se você quer saber o que as pessoas estão procurando (e como não saber, se é a melhor forma de criar conteúdo relevante?) esta é a ferramenta perfeita. O Answer the Public mostra as pesquisas relacionadas às palavras-chave inseridas. Assim você saberá exatamente quais são as necessidades do seu público, e poderá supri-las.

14# Screaming Frog

Esta é uma das ferramentas mais utilizadas para realizar auditorias de SEO. Na versão gratuita você pode analisar até 500 URLs. Graças a Screaming Frog, você poderá eliminar todos os erros de SEO de sua página web de forma simples. E se quiser ir mais longe, pode sempre apostar na versão paga, que permite analisar URLs ilimitadas.

15# Serprobot

Saber onde seu site está classificado nos mecanismos de pesquisa é essencial para controlar sua estratégia de SEO. É exatamente isso que esta ferramenta oferece a você. Assim, você pode determinar exatamente o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

16# Localizador de conteúdo desatualizado

Assim como o nome diz, o Localizador de conteúdo desatualizado ajuda você a encontrar conteúdo desatualizado em seu site. É tão simples e tão essencial. Para manter seu conteúdo nas melhores condições, você precisa saber o que precisa ser atualizado.

17# Copy Scape

Esta é uma das ferramentas gratuitas de SEO e uma das mais antigas, mas também eficazes que existem atualmente. Totalmente recomendado tanto para controlar possíveis casos de plágio quanto para saber quem compartilha o seu conteúdo e se ele tem link para o seu site (e se não tem, você pode pedir).

18# Assistente de ligação

Parte do SEO Power Suite (mas gratuito), esta ferramenta permite analisar a classificação das suas palavras-chave, bem como analisar a concorrência e analisar o SEO no local do seu site. Quase tudo, uau, exceto salvar suas campanhas. Mas, mesmo assim, é uma das ferramentas gratuitas de SEO mais completas.

19# Perfilador de link aberto

Uma ferramenta gratuita de SEO para verificar os backlinks do seu site. Digite um domínio na barra de pesquisa e deixe-o fazer o resto.

20# Ifttt

Pode não ser uma das ferramentas de SEO gratuitas mais óbvias, mas não é menos útil por isso. A maneira perfeita de automatizar e sincronizar quase tudo em sua vida, desde o dia a dia até suas ferramentas de marketing. Entre outras coisas, facilita o fluxo de conteúdo através de suas diferentes redes sociais. Quando tudo anda junto, fica mais fácil produzir um conteúdo fiel à sua marca e relevante para o seu público.

Você já usou alguma dessas ferramentas gratuitas de SEO? Você recomendaria algum outro? Adoraríamos saber sua opinião! Se você tem algo para compartilhar, sinta-se à vontade para deixar um comentário.