O batismo é o primeiro sacramento que uma pessoa recebe na Igreja Católica Romana. Abre a porta a todos os outros sacramentos. Os católicos romanos praticam o batismo infantil, acreditando que é importante que uma criança de pais crentes seja introduzida na vida cristã o mais cedo possível.
Os padrinhos são escolhidos (geralmente amigos ou parentes) que actuarão como testemunhas no batismo e prometem oferecer ajuda e encorajamento à criança no seu desenvolvimento religioso.
Antes do batismo, os pais irão normalmente encontrar-se com o seu padre local, para se certificarem de que compreendem plenamente a importância das promessas que irão fazer em nome dos seus filhos. Poderão frequentar um curso de pré-batismo.
A cerimónia do batismo Católico
Os batismos não têm lugar num serviço público de Missa dominical. A cerimónia é privada, com apenas familiares e amigos convidados. A cerimónia é altamente simbólica e representa uma viagem à vida cristã. As etapas da viagem têm lugar em quatro partes diferentes da igreja.
1. À porta – a criança, os pais e os padrinhos são saudados pelo padre e recebidos na igreja. O padre pede aos pais o nome da criança. Chamar uma criança pelo seu nome mostra a singularidade de cada indivíduo perante Deus. A tradição é que um dos nomes da criança deve ser o de um santo. Aos pais e padrinhos são então feitas perguntas para determinar a profundidade da sua fé religiosa. Um dos padrinhos deve ser um católico romano activo e plenamente iniciado.
2. No ambo (mesa de leitura) – aqui a palavra de Deus é lida e o padre faz uma breve homilia (sermão) aos presentes. Seguem-se as orações dos fiéis (orações pelos outros). Em seguida, a criança é ungida com o óleo de catecúmenos. Isto é para simbolizar a cura de Deus e para afastar o mal. O padre reforça isto, colocando as suas mãos sobre a criança e pedindo a bênção de Deus.
3. Na fonte – primeiro a água é abençoada, depois o padre pede aos pais e padrinhos que façam os votos em nome da criança. Por exemplo:
Padre: “Rejeitais Satanás e todas as suas obras e todas as suas promessas vazias?
Pais: “Sim.”.
Sacerdote: “Acreditais em Deus, o Pai Todo-Poderoso, criador do Céu e da Terra?
Pais: “Acredito”.
O padre derrama então água sobre a cabeça da criança três vezes enquanto diz: “Eu vos batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Este é o verdadeiro momento em que o sacramento entra em vigor na vida da criança e é seguido de três outros actos simbólicos:
- O bebé é ungido com o óleo de crisma.
- Um novo xaile branco é enrolado à volta do bebé.
- Os pais recebem uma vela, acesa a partir da vela pascal. Ao entregar a vela aos pais, o padre diz: “Recebam a luz de Cristo … Que ele mantenha viva a chama de Cristo no vosso coração”.
4. No altar – a cerimónia é concluída no altar com a Oração do Senhor e três bênçãos. Há uma bênção para a mãe, uma para o pai e uma para os amigos e familiares presentes. Terminar no altar é significativo porque aponta as mentes dos pais e padrinhos para o futuro, quando a criança irá, assim se espera, completar a sua iniciação na Igreja, tomando a sua primeira comunhão e sendo confirmada.
Crenças sobre o batismo Católico
Na Igreja Católica Romana, o batismo infantil é uma forma de os pais poderem dar graças a Deus pelo dom do seu filho. De acordo com os ensinamentos católicos, também traz mudanças importantes na vida da criança.
- Perdão dos pecados – todos os pecados são perdoados, tanto o pecado original como o pecado pessoal.
- Adopção como filho de Deus – a criança tem agora um lado espiritual da sua natureza e pertence a Cristo.
- Membresia do corpo de Cristo – isto significa que a criança é agora um membro da Igreja e pode ter unidade com outros cristãos.