A Homeopatia surgiu na Alemanha no séc. XVIII e desde então tem vindo a crescer em todo o mundo. Países como França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, entre outros, há muito que integram a abordagem homeopática no seu sistema nacional de saúde, com excelentes resultados quer a nível terapêutico quer como profilaxia.
A Homeopatia está enquadrada nas terapêuticas não convencionais, e defende a abordagem holística do ser humano, avaliando o paciente relativamente ao seu estado físico, mental e emocional. Isto permite uma análise profunda do paciente, e um diagnóstico e terapêutica individualizados.
Os remédios homeopáticos são extremamente seguros e não apresentam efeitos secundários indesejáveis, podendo ser utilizados em conjunto com a medicação alopática, sem que existam interações medicamentosas prejudiciais. São utilizados com frequência em grávidas, recém-nascidos e crianças, bem como em adultos e idosos. Contrariamente ao que se possa pensar, os remédios homeopáticos podem ser extremamente rápidos a actuar em situações agudas, sendo para isso necessário que sejam tomados de acordo com a indicação do especialista.
Homeopatia para grávidas:
Graças à sua segurança e eficácia, a homeopatia é uma escolha de primeira linha quando queremos melhorar alguns dos sintomas desagradáveis que podem surgir na gravidez, como por exemplo: náuseas, vómitos, má circulação dos membros inferiores, hemorroidal, diabetes gestacional, entre outros. Os medicamentos homeopáticos podem ser administrados a grávidas sem qualquer prejuízo para a mãe e para o bebé.
Homeopatia para crianças:
A Homeopatia é muito eficaz em controlar muitos dos principais problemas de saúde que surgem nas crianças durante as várias fases de crescimento. É utilizada com sucesso em: cólicas, diarreias, dentição difícil, tosse, bronquiolites, bronquites, asma, alergias, dermatite atópica, eczemas, ataques de pânico ou terrores noturnos, amigdalites, otites, entre outras doenças infantis.
Em suma, a Homeopatia é o tipo de medicina complementar mais procurado em toda a Europa e em países como o Brasil, para isso contribuindo:
- O sucesso dos resultados verificados ao longo dos anos (mesmo em doenças crónicas);
- A segurança das terapias;
- A ausência de efeitos secundários.
Áreas Em Que Que A Homeopatia Pode Ser Utilizada
A Homeopatia mostrou ser eficaz no tratamento de diversas patologias, entre as
quais se incluem:
- Problemas digestivos;
- Infecções recorrentes;
- Alergias;
- Asma;
- Ataques de Pânico;
- Stress e Ansiedade;
- Bronquite;
- Constipação
- Depressão;
- Doenças reumatológicas;
- Enxaqueca;
- Cancro;
- Doenças auto-imunes;
- Obstipação
- Rinite e Sinusite
- Insónias
- Dores Menstruais
A Importância De Consultar Um Especialista Em Homeopatia
A análise profunda de cada caso é fundamental no que concerne, não apenas aos sintomas físicos apresentados, como também aos sintomas mentais e emocionais. Só um terapeuta especializado consegue fazer um correto diagnóstico, bem como indicar a substância e o grau de diluição da mesma, para curar a patologia com segurança e sem efeitos secundários indesejáveis.
Outro dos factores que pesam na importância de consultar um especialista em Homeopatia é a vertente do aconselhamento. Um homeopata pode, por exemplo, dar a sua opinião acerca da utilização da homeopatia como uma alternativa ou como um complemento da medicina convencional. Este aconselhamento é fundamental, na medida em que cada caso deve ser avaliado de forma individualizada, para se encontrar as soluções que melhor se adequam a cada um. A importância de um diagnóstico cuidado e de uma avaliação aprofundada de cada caso leva a que as consultas de homeopatia sejam, por norma, mais longas do que as da medicina convencional.
Os profissionais do Gabinete de Saúde têm uma vasta formação e experiência em consultas de Homeopatia, garantindo a eficácia da técnica junto dos pacientes.